Monday, January 17, 2011

CONVERSAS COM GUY THOMAS

edições do Elebu
edição atual do elebu
@elefantebu
elefantebu@yahoo.com.br



“Estava curtindo, até entrar a bateria. Daí fiquei entediado.”

A frase acima foi o comentário do músico/compositor/produtor Guy Thomas. Ele foi o cara que produziu a série de discos com clássicos tocados com instrumentos de brinquedos (no caso dele, muitos sintetizadores que simulavam o som desses brinquedos), produção esta que foi uma das coisas que inspiraram o Pato Fu a fazer o “Música de Brinquedo”.

Como ele também é pesquisador e dá aula de “Música Moderna” no curso de verão da UCLA, a gente acabou mantendo um contato. Às vezes eu mando algumas músicas de artistas/bandas nacionais para que ele possa apreciar e sempre tem algum comentário em cima das “mostras”. É uma troca bem legal, principalmente pela oportunidade de conversar com um cara com o currículo do Guy Thomas.

A frase acima diz respeito a “Pontual”, de Tulipa Ruiz.

“Eu gostei da Tulipa e do arranjo da música. Só achei que a bateria ficou toda errada para a música.”

Tenho uma opinião diferente. Adoro a bateria. Acho o quebrado dela um charme. Essas diferenças de opinião têm a ver com as diferentes percepções de música e sons que temos, creio eu. Por exemplo, às vezes Guy comenta que a música é “funky”, eu digo que é tropicalista. Ele não é um exímio conhecedor da música latina (muito menos da brasileira), pode-se dizer. Detalhes...

Numa última conversa, ele ficou curioso se as pessoas “da América do Sul” iriam gostar das canções que ele fez. Fui franca: “O que posso fazer é divulgar o link e deixar que as pessoas falem por si”. Tem 80 canções lá para serem baixadas de graça. Dê uma olhada e diga-me o que achou.

No comments:

Post a Comment