Tuesday, December 14, 2010

GLOBO DE OURO OU OURO DE TOLO?

edições do Elebu
edição atual do elebu
@elefantebu
elefantebu@yahoo.com.br

GLOBO DE OURO OU OURO DE TOLO?

Sobre as indicações do Globo de Ouro, não vou comentar sobre os filmes. Entre os indicados, só assisti “A Origem” (na categoria drama) e “Alice no País das Maravilhas” (na categoria comédia). Do primeiro, eu não gostei. Do segundo, achei bacana, mas está longe de ser merecedor de qualquer indicação a prêmios, sobretudo um com o peso e a tradição do Globo de Ouro.

Mas dei uma passada nos comentários de alguns jornais internacionais, como o The Guardian (UK) e The New York Times (US). Posso dizer que os jornalistas foram conservadores e o público que comentou não teve o mesmo pudor e achincalhou. As indicações de “O Turista”, Angelina Jolie e Johnny Depp foram os personagens principais das melhores piadas/críticas elaboradas pelos leitores.

A minha praia aqui são as séries de TV. De todas as indicadas, só não vi “Boardwalk Empire”, capitaneada por Martin Scorsese e Mark Wahlberg. A crítica em cima dela é a melhor possível, é bom mencionar. Quando baixar alguma coisa dela, volto a comentar.

Quando as demais, digo que a Associação da Imprensa Estrangeira – cujo um dos integrantes é uma das minhas referências no jornalismo Ana Maria Bahiana –, foi preguiçosa e conservadora. Algumas indicações se repetem há várias edições:

- Mad Men

- 30 Rock

- Tina Fey

- Dexter

- Steve Carrel

- Alec Baldwin

- Kyra Sedgwik

- Toni Collete

- Michael C. Hall

- Hugh Laurie

- Julianne Maguiles

- John Hamm

Etc, etc, etc

Estou de acordo com as nomeações de Modern Family para melhor atriz (Sofia Vergara) e ator coadjuvante (Eric Stenestreet) e para melhor série de comédia ou musical. A lista também seguiu algumas tendências já apontadas no Emmy quando Edie Falco venceu pela nem tão popular assim Nurse Jack, surpreendendo as então favoritas Lea Michele e Tina Fey.

Acho importante também dar destaque a algumas preferências populares. Nesse sentido a presença de Jim Parsons (The Big Bang Theory) foi merecida ao mesmo tempo em que atende a audiência, afinal, trata-se de uma das séries de maior audiência da TV aberta estadunidense na atualidade.

Mas nem sempre o quesito popular vem fazer justiça pelo merecimento. A indicação de Glee foi preguiçosa e equivocada. Embora aceite Jane Lynch na categoria de atriz coadjuvante (apesar de achar que ela é uma caricatura dela mesma nesta segunda temporada) e Lea Michele como melhor atriz de comédia/musical (por ter o melhor repertório de expressões faciais que já vi, além da belíssima voz), a indicação de Matthew Morrison pra melhor ator foi ridícula. Se no lugar dele estivesse Chris Colfer, eu aceitaria, porque Glee também pode ser chamado de “The Kurt Show”, o personagem do ator, que está indicado a coadjuvante.

Comemoro a indicação do hype The Walking Dead para melhor série dramática. Sem meias palavras, a série é fodíssima. O primeiro capítulo foi a coisa mais sensacional que vi na televisão norte-americana desde o episódio piloto de Lost. Acho ainda que em muitos aspectos o piloto de The Walking Dead foi muito superior. Considero que a não-indicação de Andrew Lincoln par melhor ator foi um absurdo. Ele interpreta com competência e equilíbrio impressionantes o personagem principal, o policial leal e, de certa forma, ingênuo, Rick Grimes. Lamentável que ele tenha perdido lugar para John Hamm (Mad Men) ou mesmo Hugh Laurie (que entrou no piloto automático na pele do médico dr. House).

Há, claro, alguns esquecimentos. O mais sentido por mim foi a ausência de How I Met Your Mother justo na temporada que a série recupera a graça e o brilhantismo. Ela ficaria muito bem se estivesse no lugar de Glee entre os indicados. Outro ponto que achei lamentável é desconsiderar Smallville. É verdade que indicá-la para melhor série poderia ser algum exagero apesar de estar em seu melhor momento. Erica Durance está um show. É a melhor Lois Lane da história e isso precisa significar alguma coisa. Cassidy Freeman, na pele de Tess Mercer anda merecendo muito mais do que Hope Davis ou mesmo a própria Jane Lynch.

No mais, a lista do Globo de Ouro está mais pra “Ouro de Tolo”: repetições de si mesmo com algumas pinceladas do que se vê no Emmy. Nada entusiasmante.

POSTADO POR DJENANE ARRAES

P.S.: Ana Maria Bahiana, no Twitter, também não se mostrou feliz com a lista. Isso é muito positivo!

P.S.2.: Sobre o post anterior, da ópera rock, Cichetto disse que a galera pode pedir o disco e o livreto sobre a peça. O e-mail dele é esse daqui: barata.cichetto@gmail.com


No comments:

Post a Comment